terça-feira, 29 de junho de 2010

1° Arraiá do Grupo de Teatro

Aconteceu nesta segunda-feira, dia 28 de junho de 2010, o 1° Arraiá do Grupo de Teatro de Lutécia.

Com o apoio do Núcleo de Projetos Sociais e da Biblioteca Municipal, a festa foi um sucesso, com muita música, brincadeira e “comilança”.

A intenção dos organizadores do grupo de teatro é, além de trazer diversão para os alunos, amigos e familiares, é incentivar a expressão da cultura e dos costumes populares e, com isso, desenvolver as capacidades e habilidades dos alunos.

Queremos agradecer as monitoras Joice e Cibele, a primeira dama Valdirene e o prefeito Evaldo pelo apoio e dedicação.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

O livro e a América

Oh! Bendito o que semeia
Livros... livros à mão cheia...
E manda o povo pensar!
O livro caindo n'alma
É germe — que faz a palma,
É chuva — que faz o mar.

Castro Alves

quinta-feira, 10 de junho de 2010



Na quarta-feira, dia 02/06 o grupo de teatro de Lutécia viajou para Paraguaçu Paulista para assistir ao espetáculo "As noivas de Nelson" no IX Festival de Teatro de Paraguaçu Paulista/SP, foi uma noite muito agradável onde todos se divertiram "pra valer".

O espetáculo "As Noivas de Nelson" mostra cinco contos do dramaturgo pernambucano --mas de alma carioca-- Nelson Rodrigues (1912-1980), publicados no jornal "Última Hora", entre 1951 e 1961, na coluna "A Vida Como Ela É".

Divulgação
Atores da Cia. Paulista de Arte interpretam cinco contos de Nelson Rodrigues
Atores da Cia. Paulista de Arte interpretam cinco contos de Nelson Rodrigues

As histórias mostradas são: "Excesso de Trabalho", que conta o caso de um noivo sonolento; "Delicado", com a história de um menino mimado demais pela mãe e pelas irmãs; "O Sacrilégio", que mostra o embate entre nora e sogra; "O Pastelzinho", que fala sobre as aflições gastronômicas de um casal de noivos; e "Feia Demais", que mostra o arrependimento de um homem que resolveu casar-se com uma mulher feia. Todas os contos apresentados têm o casamento, ou seu entorno, como fio condutor.

A peça traz elenco afinado, sob direção de Marco Antônio Braz, especialista na dramaturgia rodrigueana. Ana Maria Barreto mostra competência e rouba a cena no conto "O Sacrilégio", no papel de dona Violeta, uma sogra mais que perversa --a atriz também assina a assistência de direção da peça.

Divulgação
As Noivas de Nelson, do diretor Marco Antonio Braz, fala de noivado, casamento e viuvez
Temática do casamento é o fio condutor das cinco histórias

Outra atuação que se destaca é a de Vivi Masolli, na pele da horrorosa Jacira, no conto "Feia Demais". Mesmo usando recursos como dentadura, ela consegue dar verdade à personagem, sem cair na caricatura. Já Vladimir Camargo não consegue o mesmo, na pele do irmão caçula de "Delicado", apresentando trejeitos óbvios.

O cenário de Juliana Fernandes, formado por um portal ao fundo do palco e um conjunto de cadeiras, é eficiente em sua simplicidade e dá conta das cinco histórias. Fernandes também é responsável pelos figurinos que dão à montagem a cara de anos 50. Todos os personagens surgem com maquiagem de Edivaldo Zanotti que os deixa com cara de defuntos, em clara alegoria à morbidez sempre presente na obra rodrigueana.

No elenco estão ainda Aline Volpi, Rosangela Torrezin, Marici Nicioli, Marcelo Peroni, Edivaldo Zanotti, Brasilides Ortega e Ana Paula Castro.